segunda-feira, setembro 27, 2004

Como vive o Espaço Internet?


A discrição da entrada não mostra o que se lá encontra nem o que se passa lá dentro. No antigo edifício dos Paços do Concelho houve muito cuidado nos espaços exteriores e excelente adequação aos objectivos nas instalações interiores. Até parece que estamos noutra Murtosa.
Procurei saber o que era um "espaço internet" no âmbito do programa POSI (Programa Operacional Sociedade de Informação) do III QCA que financiou esta obra.
Espaço Internet (EI) é um espaço público de acesso gratuito a tecnologias de informação e comunicação (TIC), tendo como objectivo massificar e generalizar a sua utilização, designadamente no tocante à Internet. Pode ser usufruido por todos os cidadãos, independentemente da sua idade. Para quem nunca mexeu num computador terá o apoio de monitores que se encontram permanentemente no EI.
Sobretudo os jovens e as crianças, ávidos do acesso rápido à net via ADSL, são clientes deste espaço que, diga-se de passagem, representa uma lufada de ar fresco na paisagem murtoseira.
Mas nem tudo são rosas, e como já estou habituado a ver cair coisas quando não se lhes põe a mão em devido tempo, entrei no site http://www.espacosinternet.pt/ei/murtosa para ver como param as modas.
Fiquei triste, se bem que não surpreendido.
Notícias - não existem notícias.
Eventos - não existem eventos.
Perguntas frequentes - nenhuma questão registada.
Ligações - não existem links registados.
Espera lá!Mas há quanto tempo é que o EI abriu?28 de Julho; já passaram 2 meses e não há notícias, eventos, perguntas e ligações?!
Dei uma volta na net por muitos EI's do país e encontrei vida em grande parte.
É claro que é óptimo ver a juventude a sacar músicas, a conversar nos chats, e a mexer nos teclados. É engraçado encontrar lá crianças que nem têm idade para saber escrever. Mas não chega.
E o EI da Murtosa não pode morrer nem cristalizar assim. Vamos bem a tempo de atalhar caminho. Não nos vamos pôr todos a empurrar culpas para ninguém. Vamos é pôr o coração do EI a funcionar.
Há tanta gente entre nós que pode dar uma ajuda. Não é preciso, para já, inventar nada de especial. Basta ver o que é que se passa noutros lados. E fazer acções de formação voluntária se necessário.
Muitos já vão na fase dos EI em espaços das Juntas de Freguesia e nós ainda vamos aqui e assim.
Os jovens de amanhã precisam desta ferramenta como pão para a boca.
Não lhes dêem pão duro de roer.




6 comentários:

Anónimo disse...

bem..eu concordo com esta noticia...o EI é um local fix..so por dizer que e pena o site realmente n ter informaçoes nenhumas...aqueles miudinhos pequenos que vêm para o EI é so mesmo para jogaren joguinhos em sites e mais nada...acho que o site do EI devia, pelo menos, ter algumas dicas para aquelas pessoas que ainda nao sabem mexer muito bem nos computadores...e ter tambem calendarios com datas de quando e onde se realizam cursos de informatica etc etc...acho que era muito importante! mas por enquanto a malta vai se divertindo a mandar fotos e musicas, a saca-las e a conversar cmo os amigos! =)

SaRa

João Cruz disse...

Tá SaRa é bom que vão usando as máquinas para o divertimento. Mas quando se cansarem os monitores vão ter todos que comprar mata moscas para se entreterem.
É preciso algo mais para dar vida ao EI. Experimenta fazer uma pesquisa por "Espaço Internet" e vais ver o que se faz em muitos espaços por esse país fora.

Anónimo disse...

Entaum...mas era isso que eu estava a dizer..que o site do EI da Murtosa podia ter mais informaçoes, como noticias, eventos etc etc...Ate o proprio espaço internet aqui da Murtosa tem uma salinha com mesas e cadeiras (daquelas tipo acçoes de formaçao) onde podiam ser dadas aulas para se explicar o que se pode fazer com os computadores, programas interessantes que sao úteis para o nosso dia a dia etc etc! mas nem toda a gente pensa assim...eu ja vi aqui no espaço internet (eu digo aqui porque estou agr no espao internet) muitas pessoas com uma media de 35/36 anos a verem e.mails, a falarem no msn e tudo..enfim..digamos que e um contagio total! tudo bem que alguem tem de tomar a iniciativa...mas eu admito que eu e os meus colegas ja falamos disso com as pessoas que ca trabalham e a resposta e sp a mesma...a camara e que tem de ver, enfim..aquelas ladainhas todas...o problema e que se nos, os jovens, vamos falar com a camara aa resposta e tb sempre a mesma...nao ha verbas ou vamos pensar nisso...etc etc etc e tal! realmente esta terra nao anda nem desanda! em vez de serem construidos espaços de jetito como parques, campos de desporto ou mesmo serem inventadas actividades para os jovens, nao...a camara prefere continuar a aprovar projectos para cafés e bares aqui na murtosa. so num espaço de 5oo m encontram se uns 2 ou 3 cafes....e dps as pessoas dizem que vai tudo a falência! qualquer dia quem vai a falencia e a murtosa! mas pronto, como e a minha terra ha que aprender a gostar..embora aos domingos nao se faça mesmo nada aqui!

SaRa

João Cruz disse...

Há três coisas que o pessoal em geral gosta muito de dizer : "eles" não fazem nada; "vou tentar" fazer; "isso é muito complicado". Se reparares quase toda a gente está sempre a dizer estas três expressões. O "eles" é porreiro para a gente descarregar a responsabilidade daquilo que "nós" não fazemos; o "vou tentar" é o hábito da irresponsabilidade lusitana já que se não se conseguir diz-se logo "pelos menos tentei", mas interiormente já estava a pensar que não ia dar em nada; o "é muito complicado" é a maneira que o pessoal encontrou para tornar a vida cada vez mais difícil. SaRa tens de juntar a malta (e não eles) que gosta do EI, dizer o que acham melhor e fazer (não tentar) aquilo que no fundo é fácil (e não complicado): pôr aquilo a funcionar. Vê o que passa nos outros EI's.
Boa sorte.

Anónimo disse...

Melhor que isso tudo: os PCs não ttêm drive de disquettes!

João Cruz disse...

Uma chamada de atenção para os responsáveis pelo EI. A juventude queixa-se muito por não poder gravar as coisas que tira da internet.
Não é lógico, p.ex., passar uma tarde a fazer uma busca e não poder trazer para casa os ficheiros que conseguiu obter.
Drive de disquetes, gravador de cd's, portas USB para utilização dos pen's precisam-se. Nem que seja num ponto só da rede com controlo do monitor.
Agora assim não dá.