A Santa Casa da Misericórdia acolheu nos dias 3, 4 e 5 do corrente mês de Setembro, no seu edifício no Largo da Varina, Torreira, uma mostra de fotografia da autoria de Nelson Silva e Alves Moutela.
Por um lado, a escolha das datas foi importante porque fez com que muitas pessoas que pouco ou nada se interessam pela fotografia passassem no local e entrassem para apreciar os trabalhos. Alguns tornar-se-ão visitantes assíduos deste tipo de eventos.
Por outro, é horrível ir ver uma exposição ao som da música pimba em altos berros. Não se pode ter tudo.
As instalações foram suficientemente acolhedoras e colocaram a Misericórdia da Murtosa na rota dos locais de divulgação cultural, ainda para mais no único espaço pedonal existente no Concelho. E já agora, a recuperação daquele edifício foi notável. Espero vivamente que ganhe vida por dentro.
Mas o mais importante foi a mostra com que os autores nos brindaram.
O tema foi ambicioso : "Rostos da Humanidade". A origem das imagens era restrita. Fica em aberto para próximas apresentações.
A decoração do espaço foi cuidada e inovadora. Algumas fotos rasgadas em bocados, se bem que não são novidade, revelaram modernismo quanto baste.
A iluminação será melhor nas próximas exposições. Venham mais autores e vontade de apoiar as inicativas culturais.
A qualidade dos trabalhos, não sendo crítico nem especialista da matéria, agradou-me. Pareceu-me, no entanto, que a quantidade de fotografias apresentadas era pequena de mais para prender os visitantes por tempo suficiente à sala, adquirindo o seu ambiente.
Nada costuma sair logo totalmente bem à primeira. Já é bom quando sai acima da média.
Venham mais e mais exposições, desta e doutras artes.
Sem comentários:
Enviar um comentário