Às 07.50 (hora de Portugal) os resultados eleitorais nos EUA cifravam-se em 52.869.949 para os democratas de John Kerry, com 242 votos eleitorais, e 56.575.542 para os republicanos de George Bush, com 254 votos eleitorais.
Bush está a 16 votos da reeleição, já que o Presidente americano precisa de 270 dos 538 votos dos chamados "grandes eleitores" para ser nomeado.
As atenções estão centradas no estado do Ohio, já que ele proporciona ao vencedor 20 votos eleitorais, suficientes para Bush não ter de mudar de cadeira.
Como era esperado, Kerry venceu na costa leste e no norte oeste, mas tudo parece indicar que não será suficiente para proporcionar mudanças na Casa Branca.
O mundo vai ter de esperar pelo menos 11 dias para que sejam contados os votos provisórios no Ohio, mas a vantagem que Bush leva até ao momento só poderia ser invertida se a quase totalidade daqueles fossem integralmente para Kerry.
Faltam ainda contar definitivamente cinco Estados que dão actualmente as seguintes indicações : Wisconsin - Kerry (10 v.e.); Novo México - Bush (5 v.e.); Nevada - Bush (5 v.e.); Iowa - Kerry (7 v.e.) e Ohio - indefinido segundo opinião dos democratas ; vitória reclamada pelos republicanos (20 v.e.).
A confirmarem-se as projecções, e não contando para já com o estado do Ohio, Kerry somará tantos votos eleitorais (v.e.) como Bush : 259 .
Ao que tudo indica, a mesma dúvida de há 4 anos vai repetir-se, só que agora não será na Flórida, mas no Ohio, para onde se dirigem já centenas de advogados e outras tantas televisões e rádios que nos irão entreter nos próximos dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário