domingo, junho 26, 2005

Bandeira Azul

Muito se tem falado na Murtosa acerca da Bandeira Azul na praia da Torreira.
Antes de mais, a Bandeira azul tem como objectivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções conducentes à resolução dos problemas aí existentes.
Concorde-se ou não com os critérios elaborados pelo Júri Nacional da Bandeira Azul para as Praias (JBAP), é inquestionável que a atribuição do galardão consiste num símbolo de qualidade que nenhuma praia deve desprezar.
A Câmara Municipal continua a entender que não deve apresentar a candidatura à atribuição da Bandeira Azul e que não é por isso que a praia tem menos qualidade do que as que com ela concorrem.
Concordo que não há perda de qualidade por ausência do galardão e que a Câmara, inclusivamente, tem dado mostras de ser capaz de apresentar anualmente muitas melhorias dignas de realce que nos devem fazer sentir orgulhosos pela praia que temos, apesar das condicionantes do tempo que se fazem sentir na nossa região.
Agora não posso deixar de discordar na insistência em bater o pé com a não apresentação de candidatura por causa daquilo que aconteceu há dois anos.
Será que alguém pensa que se vão mudar os critérios por causa desta postura ou que o Júri vai perder cinco minutos de sono por causa da Câmara da Murtosa estar a fazer beicinho?
Uma coisa é certa : não ter a Bandeira Azul é prejudicial para a praia.
A praia da Torreira é olhada, fruto desta postura, como uma praia destinada às pessoas que já a conhecem e que residem nos Concelhos vizinhos, não se abrindo aos visitantes ocasionais que são quem pode passar a palavra a outros e trazer mais gente.
Temos que admitir que hoje em dia as pessoas que procuram um destino de férias na praia e não sabem para onde se deslocar vão, em muitos casos, através
deste e de outros sites, tomar uma decisão.
E se têm ao lado uma praia com bandeira, não vão optar por uma que não a tem, mesmo que
as suas condições sejam melhores, como acontece por cá.
Do meu ponto de vista era bom para a Murtosa que a Câmara repensasse a sua posição sobre o assunto.
Nem sempre um estado de alma mais exacerbado é uma solução eternamente boa, nem a praia e toda a economia que gravita à sua volta é propriedade dos eleitos locais para dela decidirem à sua maneira.
Se dúvidas existirem, haja a coragem e a inteligência de fazer um referendo local para que os murtoseiros se pronunciem sobre se querem ou não que a sua Câmara apresente anualmente a candidatura à Bandeira Azul.
Assim, ficávamos todos a saber.



A ABAE / FEE (Associação Bandeira Azul da Europa / Foundation for Environmental Education (Fundação para a Educação Ambiental)) é uma ONG (Organização não Governamental) de defesa do ambiente que agrega membros de 37 países.
Para saber sobre a Bandeira Azul e estas Instituições, clique
aqui.

Sem comentários: