domingo, março 19, 2006

Não é a primeira vez que a Murtosa tem sido notícia por causa das cegonhas. Normalmente as razões têm a ver com a demolição descontrolada de alguns ninhos devido aos alegados danos que os seus “proprietários” estão a provocar.
Desta vez, os constantes cortes de energia provocados pela rápida deterioração da superfície vidrada dos isoladores das linhas devido à grande quantidade de dejectos produzida pelas aves, e as consequentes queixas da população, levaram a que a EDP tentasse eliminar alguns focos do problema. Lamenta-se é que tenha sido à bruta.
Toda a gente gosta de ver os ninhos das cegonhas na Murtosa.
De ano para ano são cada vez mais e a sua expansão para zonas habitacionais é evidente.
Julgo, no entanto, que não chega criticar a brutalidade e insensibilidade do pessoal da EDP que, neste domingo, pouco parecia importar-se com a desorientação das aves após a destruição dos ninhos.
É necessário que se coloquem cada vez mais plataformas para ninhos em postes afastados das redes eléctricas e das áreas habitadas, e que se coloquem mais dispositivos anti-poiso nos postes onde se pretende evitar a construção de ninhos.
Importa encontrar soluções equilibradas para que possamos ter o prazer de olhar para os ninhos das cegonhas e apreciar o seu voo sem que, necessariamente, tenhamos de assistir passivos à proliferação descontrolada de locais de nidificação em sítios onde a mesma pode ser prejudicial às pessoas.E não podemos esquecer que as cegonhas são aves migratórias e que é através das fezes que se propaga mais velozmente, por exemplo, a gripe das aves.

Sem comentários: