quarta-feira, agosto 03, 2011

Novos nomes para renovadas ruas

Há quem diga que o arruamento que vai desde a rotunda do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Murtosa até à rotunda da Estrada da Varela se chamava “Av. Padre António Morais da Fonseca".
Vindo essa afirmação de pessoas muitíssimo mais conhecedoras destes assuntos de toponímia municipal do que eu, fui levado a fazer a confirmação sobre essa realidade e o seu desaparecimento no sítio da Câmara Municipal da Murtosa, com a atribuição da designação “Avenida de Newark" que irá ter lugar na próxima sexta-feira.
Confesso que senti um bocado de dificuldade para descobrir nos mapas das freguesias a qual delas pertence o dito arruamento. Parece que não é de nenhuma e pode ser do Bunheiro, do Monte e da Murtosa ao mesmo tempo.
No mapa geral do Concelho também aparece como rua de ninguém, quiçá um prolongamento da Avenida do Emigrante que é o que me parece mais plausível.
E foi a este propósito que cheguei à conclusão que aquilo que em tempos se designou por Avenida do Emigrante “em geral” passará agora a chamar-se avenida do emigrante “em particular” porque só referencia o emigrante de Newark.
Diz-se normalmente que a Murtosa é terra de emigrantes. É verdade, e aquilo que foi, está infelizmente, a voltar a ser.
Mas custa-me a compreender que se personifique o emigrante como sendo “o de Newark”.
Haverá muitos, certamente, que fizeram a sua vida naquela cidade. Mas não haverá muitos mais que, sendo emigrantes, fizeram a sua vida em tantas outras cidades e noutros países que não os Estados Unidos?
O emigrante murtoseiro é da América, da Venezuela, do Canadá, do Brasil, da Alemanha, da França, da Suíça, de Espanha…e de tantos outros lugares. É emigrante do Mundo.
Avenida do Emigrante dá para todos. Avenida de Newark dá para alguns. E quando se quer agradar a alguns em vez de agradar a todos…
Bom, piorou-se a toponímia, mas pelo menos melhorou-se o arruamento, e a efeméride terá a história duns minutos.
A luz está acesa desde o princípio do mês, o que já não era sem tempo para as muitas pessoas que todas as noites já a usavam para as suas caminhadas há muito tempo.
E o que interessa de sobremaneira a quem cá vive é que as ruas tenham bom aspecto sejam cuidadas e que dê prazer passar por elas.

Sem comentários: