sábado, fevereiro 12, 2005

Quer queira quer não!

Perante a estupefacção dos moradores, e depois de quase dois meses de paragem, as obras para o alcatroamento na Rua Ruy do Vouga e Rua dos Percursores começaram hoje...sábado...e prolongavam-se já muito perto das 19.00h (conforme documenta a foto, em hora de verão) em total desrespeito pelo descanso das pessoas.
A quem compete pôr mão nesta balbúrdia? À Câmara Municipal como dona da obra? À GNR como força da ordem?
Convém lembrar que pelo Regulamento Geral do Ruído, no seu art.º 3.º, Actividades Ruidosas Temporárias – são as actividades ruidosas que, não constituindo um acto isolado, assumem carácter não permanente, tais como obras de construção civil, competições desportivas, espectáculos, festas ou outros divertimentos, feiras e mercados.
Estabelece o Artigo 9.º deste Regulamento que o exercício de actividades ruidosas de carácter temporário nas proximidades de edifícios de habitação, de escolas, de hospitais ou similares é interdito durante o período nocturno, entre as 18 e as 7 horas e aos sábados, domingos e feriados, sem prejuízo do disposto no número seguinte, ou seja, mediante licença especial de ruído a conceder, em casos devidamente justificados, pela Câmara Municipal.
Terá a Câmara Municipal passado essa licença? Em que condições?
No fundo parece que toda a gente faz o que quer e como quer.
Ai Murtosa, Murtosa!

6 comentários:

Anónimo disse...

Ai João, João, João - até concordada com voçe se as tais obras de pavimentação se prolongassem depois das 10 horas da noite, mas como penso não ter sido o caso, só posso felicitar a pessoa que mandou (finalmente)avançar com as obras...

Paulo

Anónimo disse...

...e eu até concordava com o Paulo, se as obras tivessem decorrido durante toda a semana, e o trabalho ao sábado e de noite fosse apenas a legítima vontade, que todos temos afinal, de ver esta obra concluída. No entanto, esta situação só me faz crer, que durante a semana o empreiteiro terá andado a aproveitar trabalhos no seio de gente civilizada, e então ao sábado e de noite, vamos lá adiantar a obra aos "pretos".

João Cruz disse...

Também me inclino mais para isso. E já agora, essa concepção das 22h não consta do Regulamento Geral do Ruído o que, até ver, é a lei em vigor. Era bom que fossemos alinhando pelos que fazem bem, e deixássemos de ser permissivos com aqueles que querem fazer tudo de qualquer maneira.Por alguma razão, com a chegada da GNR as obras foram imediatamente suspensas. Porque será?

Anónimo disse...

Sim, se fosse ao pé da minha casa, também ficava estupurado.

Anónimo disse...

É bem verdade que as obras nos dão grandes problemas, isto tudo por falta de informação de quem as faz, e de quem as tutela.Já me aconteceu ficar retido em casa, sem puder sair de carro e com reserva de avião, porque se lembraram de abrir um buraco bem em frente e sem qualquer aviso. O respeito pelo próximo cai muito no esquecimento, como é o caso da Camara da Murtosa

André Belo disse...

Resumindo isto tudo e juntando as vozes queixosas que não têm internet chegamos á conclusão que está tudo muito mal organizado.
Mas se vamos pedir explicações fogem todos com o rabo á seringa.
É que se ainda fossem as primeiras "obras" que se fazem no nosso concelho, mas não são.
O respeito pelo outro está a cair virtiginosamente, é pena...