
A Murtosa não tem sido uma terra muito fértil em edições literárias.
Publicar um reduzido número de exemplares para satisfazer uma procura algo escassa é sempre um risco que o autor pode não ter condições de assumir para ver a sua obra nas mãos do leitor.
São os patrocinadores e mecenas que, muitas vezes, acabam por salvar um projecto que sem o seu apoio nunca passaria duma semente que nunca deu fruto.
“Murtosa Foto Memória” teve uma tiragem, ao que sei esgotada, de mil exemplares.
O livro, que consegui adquirir na noite de apresentação pública no restaurante “O Bico”, tem andado numa roda viva aqui em casa sempre que um dos familiares menos jovem o encontra e se deleita a recordar as imagens do passado.
Também aos olhos dos mais pequenos o livro não é alheio, mais que não seja pelo interesse com que vêem os outros a desfolhá-lo e a conversar animadamente sobre esta ou aquela lembrança ou recordação.
A coordenação da Alexandra Farelo, e a colaboração que tantas outras pessoas terão dado, conseguiram um interessantíssimo trabalho, ainda que possa ser melhorado relativamente a algumas pequenas inexactidões em próxima edição.
Os patrocinadores devem estar felizes pelo livro que ajudaram a produzir.
Só não consegui entender as razões pelas quais a Câmara Municipal não está associada a esta edição.
Será que não foi convidada a apoiar a iniciativa ou será que não quis apoiar?
São dúvidas que ficam sem resposta aos olhos daqueles que apenas gostavam que este pequeno Concelho fosse pródigo no que se faz bem e parco em minudências.
1 comentário:
Os meus parabéns pela iniciativa, mas principalmente pela coragem em realizar um projecto deste tipo numa localidade tão fechada a novas tendências. Desta forma fiquei a conhecer melhor a localidade onde agora resido, Obrigado.
PS. Mais momentos culturais precisam-se
José Henriques
Enviar um comentário