terça-feira, novembro 28, 2006

Flexisegurança à moda do norte

Os portugueses adoram um bom chavão. Os políticos então, nem se fala! Sobretudo se vier dos países nórdicos…Acho que é por dar um ar de pessoa evoluída, moderna, bem parecida, limpinha e asseada, loura, de olhos azuis, tez clara. Tal e qual como nós somos!
A novidade de hoje em todos os jornais é a «Flexisegurança».
Os jornais económicos apontam como sendo certa a sua adopção pelo governo já a partir de 2008.
Os outros jornais e as agências, zangados por não terem sido os autores do chavão do dia, apressaram-se a negar tudo segundo fonte bem informada do ministério do trabalho.
A «Flexisegurança», facilita despedimentos e flexibiliza horários de trabalho e já é usada em países como a Dinamarca e a Holanda.
Epá, isto interessa, dizem os “empregadores” (novo nome dado aos patrões)!
Porra, o raio dos socialistas são piores que os ultra-liberais americanos (bufam os sindicalistas, já a ver o tacho a perder força)!
A «Flexisegurança» garante maior e melhor protecção em caso de desemprego – dizem os tais “nórdicos” amigos do Sócrates.
Então mas ainda agora o governo aprovou a reforma da segurança social que nos irá garantir a reforma até lá para meio do século (para quem sobreviver até lá) e já vão gastar a massa toda com os desempregados?
O “primeiro” diz que não vai ser bem assim; que o modelo dinamarquês deve servir apenas como inspiração à reforma laboral portuguesa. Talvez estivesse a pensar nalguma “loira”!
Dizem que na Cimeira Ibérica o pessoal não falou noutra coisa e que para o ano Portugal vai gastar o “chavão” de tanto o usar durante a presidência portuguesa da EU.
No fim de tudo, os tipos que tiverem a sorte de ter trabalho, vão acabar por estar a pagar aos desgraçados que estiverem à boa vida, coitados!
Em boa verdade, quem é que não gostava de ser como os nórdicos?
Talvez o pessoal não goste é de não haver muito sol para uma boa praia e de ser frio como o caraças!

Sem comentários: