quarta-feira, abril 04, 2007

Bombeiros da Murtosa - 29 anos a servir


Quem passar hoje pela porta do Quartel dos Bombeiros vai reparar que a bandeira da Associação está içada no mastro.
Talvez sejam poucas as pessoas que entendam o significado dessa mensagem visual já que à grande maioria esta data, pura e simplesmente, não diz nada.
Há 29 anos atrás a vontade e a determinação de um grupo de murtoseiros foi decisiva para que se chegasse ao dia em que foi assinada a escritura de constituição da Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa : 4 de Abril de 1978.
Para não nos esquecermos das datas dos aniversários dos familiares e amigos, vulgarizou-se a tarefa de agendar nos telemóveis e nos computadores um aviso sonoro de lembrança dos dias importantes. Logo que podemos, telefonamos a dar os parabéns por mais um aniversário que passou, com saúde e em vida.
Nas entidades públicas e privadas e nas empresas, muitas vezes até se recorre ao auxílio das secretárias para que nas datas importantes não falte um telefonema, uma carta, um fax, um e-mail, qualquer coisa a mostrar que nos lembramos como o dia é, pelo menos, suficientemente importante para não passar despercebido.
Aos Bombeiros, poucos se lembram de dar os parabéns por mais um aniversário que passa.
No entanto, ninguém se esquece deles nas horas de aflição.
As iniciativas de comemorar a efeméride partem sempre de dentro da própria Instituição num claro sinal da satisfação que sentem as pessoas que dele fazem parte activa.
E a sociedade civil como reage a um aniversário dos seus Bombeiros? Lembra-se deles?

4 comentários:

jb disse...

Mais grave do que nos esquecermos do aniversário dos Bombeiros é não darmos o devido valor à instituição durante o resto do ano.

De facto, é muito confortável pensarmos que sempre que precisarmos eles estão lá para nos servir, embora o recíproco não seja sempre uma realidade.

Um donativo, uma palavra de apreço ou o reconhecimento público pelo enorme trabalho realizado ao longo destes 29 anos, é o mínimo que devemos a estes homens e mulheres que, sempre que foi necessário, deixaram para trás as suas famílias, os seus trabalhos ou os seus momentos de descanso para nos salvar a pele.

Será que seríamos capazes de fazer o mesmo por eles?

jb disse...

Uma sugestão aos Bombeiros Voluntários da Murtosa: a comemoração do 29º aniversário poderia passar, também, pela actualização do sítio da instituição - parado há 4 anos.

Já se sabe que o tipo de trabalho sugerido depende exclusivamente de voluntariado - e de quem o saiba fazer - mas talvez fosse um bom complemento ao içar da bandeira, em termos de visibilidade, para além de se dar seguimento ao historial já iniciado na página e que até é bastante interessante.

A exposição de uma instituição à sociedade também passa por aí - cada vez mais.

Por isso aqui fica a deixa. E já agora, Parabéns!

João Cruz disse...

A Associação tomou boa nota da lembrança e espera poder apresentar novidades ainda este ano.
Infelizmente, um jovem de Veiros que tinha assumido a construção da página veio a falecer repentinamente há cerca de dois meses quando a tinha praticamente pronta.
Aproveito o ensejo para convidar todos os leitores que se sintam habilitados a dar uma ajuda a darem um passo em frente e a entrarem em contacto com a Associação.

C.V. disse...

Pois é, por vezes as pessoas não lhes dão o devido valor nem os respeitam. Esquecem-se que são voluntários e que para nos acudirem deixam tudo para trás, família, amigos, trabalho, descanso e muito mais...
Mas a satisfação de poder ajudar alguém supera tudo o que se perde...
Um grande bem haja à associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa e a todos os bombeiros de Portugal.