A avaliar pela informação do Daniel Fonseca ( http://catrazana.blogspot.com/2004/09/ser-que-desta.html) a centralidade da Murtosa irá sofrer uma ligeira deslocacão para sul a breve prazo.
O que para mim foi total novidade diz respeito à construção do novo edifício dos Paços do Concelho no local onde sobrevive a escola P.António.
A ideia é excelente. Os melhores acessos viários passam por ali, o espaço é suficientemente amplo e não haverá dificuldades de estacionamento.
Como até 2006 a escola terá forçosamente de continuar a funcionar onde está, poderemos então admitir que lá para 2008/2009 haverá a mudança da Câmara.
Há tempo suficiente para equacionar um bom projecto que, para além da sobriedade natural que se exige devido à magreza das finanças municipais, deve, sobretudo, ser concebido numa perspectiva de servir o cidadão, e de não se tornar num "monumento" que, como em demasiados Concelhos, não passa dum sorvedouro constante de dinheiros públicos e um espelho da opulência bacoca dos marajás eleitos pelo povo.
Como sou um fervoroso adepto das Lojas do Cidadão, considero que um projecto de raiz devia ter em conta, para além dos espaços destinados ao funcionamento dos serviços municipais, outras áreas de aluguer para a instalação da Repartição de Finanças, do Notário, do Registo Civil, da Segurança Social, do Agrupamento de Escolas, dos bancos e escritórios interessados, da EDP, e demais serviços públicos ou privados.
Por um lado, esta concepção vai de encontro à filosofia que estas entidades praticam hoje em dia, uma vez que todas elas, ao que me parece, funcionam em espaços alugados.
Por outro, o acréscimo do investimento que a Câmara poderia fazer em construção englobada no edifício geral teria um retorno financeiro elevado pelas rendas que iria receber no futuro.
Mas mais importante do que isso tudo, o cidadão murtoseiro passaria a poder tratar no mesmo sítio de todos os assuntos em vez de andar de "Herodes para Pilatos".
Se a Câmara convencer antecipadamente os responsáveis por todos estes Organismos que o projecto é um importante serviço para o cidadão de certeza que ninguém se oporá à mudança.
Ganha a Murtosa. Ganham os Murtoseiros.
7 comentários:
Nunca ouvi falar da câmara municipal ir para o local da actual EB 2/3.
O que ouvi dizer é que aquele espaço, em principio, será para um Centro de Saúde (visto que o edifício actual é da Santa Casa).
Neste momento será de louvar este projecto e sobretudo, esperemos, que a contrução deste espaço seja para breve.
Sim, o Porto de Aveiro e os Bombeiros também têm por lá uns marajás.
Cada um vê mal ou bem, conforme os olhos que tem.
Há anónimos para quem "A leitura permite ao homem tornar-se míope...
Nestas coisas de comentar opiniões há sempre quem, mal intencionadamente, procura denegrir os outros. Obviamente que o segundo comentário, sendo anónimo, procura esse objectivo atacando-me pessoalmente.
Mas o seu autor, encapotado, está esactualizado...quase 5 anos.
Desde 31 de Dezembro de 1999 que não tenho qualquer relação profissional com o Porto de Aveiro.
No entanto com a Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa, a minha relação directa data de 28 de Fevereiro de 1994, a caminho de 11 anos de serviço voluntário.
Como este blog não é dos Bombeiros, apesar de eu ser Presidente da Direcção da Instituição, não é aqui o lugar adequado para lhe dar a resposta ao impropério. Terei todo o gosto em o esclarecer acerca da sobriedade das instalações na próxima Assembleia Geral em Fevereiro do próximo ano, ou em qualquer altura que se apresente.
No entanto penso que o seu desconhecimento da situação deve ser directamente proporcional à desactualização da informação da minha situação profissional no Porto de Aveiro.
Leia os post's anteriores e pense nas suas atitudes.
Vai ver que vai ter uma vida mais saudável, com menos fel a azedar-lhe o estômago.
Projectos na Murtosa não faltam: eco-museu, nova biblioteca municipal, piscina !!!!, .......etc. .era o que mais faltava construirem um novo edifício da câmara municipal, quando a actual serve muito bem os nossos políticos. Ou o povo já esqueçeu que teve de esperar cerca de 20 anos para se construir uma nova escola? São promessas senhores, só promessas à beira das eleições.... e assim vai a nossa terra.
João Sousa
Enviar um comentário