O estacionamento de viaturas na Praça de Pardelhas é, como se sabe, extremamente diminuto. Esta situação agrava-se com a paragem desde muito cedo, e durante todo o dia, dos carros dos estabelecimentos bancários e comerciais locais.
Logo, quem chega para tratar de um assunto rápido e seguir viagem, ou vai tentar estacionar entre a Igreja e o cemitério, ou então, garantidamente, no largo da Feira.
Pode-se dizer que é perto, que andar faz bem à saúde, que o comodismo tem limites, etc, etc, mas a verdade é que o ordenamento também não abunda.
E como está no íntimo das pessoas querer levar o carro o mais próximo possível do destino (já para não dizer "para dentro do mesmo") somam-se os pontos críticos e as infracções na proximidade de todas e quaisquer curvas e junto aos cafés.
Neste sábado a GNR, lesta no cumprimento das disposições do Código da Estrada, preparava-se para multar dois carros estacionados em lugares tradicionais no local da fotografia.
Argumentava que, nos termos do Código da Estrada é proibido parar ou estacionar : a menos de 5 metros para um e outro lado dos cruzamentos ou entroncamentos e a menos de 5 metros antes das passagens assinaladas para a travessia de peões.
Estavam carregados de razão. Está no Código (alíneas b) e d) do n.º 1 art.º 49.º).
E quem infringir é sancionado com coima de 30 a 150 €.
Fui medir a distância entre a passadeira e o início da curva : 13,5 metros. Menos 5 para cada lado, sobram 3,5 metros. Só dá para um Smart.
Em boa verdade aqueles três lugares que se encontram habitualmente ocupados estão todos em infracção e, por isso, sujeitos à multa.
Olhei à volta e comecei a ver quantos mais estavam igualmente em infracção sem se aperceberem.
Só vejo uma solução : a Autarquia tem de pintar na via todos os locais de estacionamento possíveis em Pardelhas.
Ajuda ao ordenamento e à disciplina dos condutores e acaba com as multas legais mas patéticas para estes crimes tão insignificantes, que tanto doem na bolsa dos murtoseiros.
Será que custa assim tanto ? ou temos todos de comprar um Smart?!
5 comentários:
Realmente nunca tinha pensado na ilegalidade do Estacionamento no Local. Como o excesso de zelo que vem caracterizando a nossa GNR, não me admira que, um destes dias, venhamos a descobrir mais algumas...à custa do nosso bolso.
Concordo com a delimitação dos lugares de estacionamento. Assim, ninguém se engana.
Januário Cunha
Fiquei muito contente em saber que há pessoas que têm a mesma opinião que eu, relativamante a este caso, da desorganização do centro de Pardelhas. Estou por cá há pouco tempo, mas cedo me apercebi da ineficácia da GNR em dar soluções, ou até mesmo a ter um papel educacional em vez das ditas multas. Eu próprio tenho um esboço do que poderia tornar a Praça de Pardelhas mais funcional e atraente. Mas é algo que a Camara deveria fazer em vez de a enfeitar aquando da visita dos emigrantes.
Já por várias vezes que tive que apitar para puder passar, devdo aos carros estacionados transversalmente em ambos os lados. A solução seria a Camara não ficar parada e demarcar pintando os locais permmitidos, não por conveniência.
Caro José Henrique: porque é que não compartilha connosco esse esboço? De certeza que veremos ideias interessantes.
Tudos concordamos que o estacionamento no centro de pardelhas é um problema, mas acho que devia partir das intituições bancarias, dos seus funcionários e dos comerciantes medidas que minorassem este problema. Um deles seria estacionar nos estacionamentos mais afastados do centro deixando vagos os poucos existentes para os seus clientes, e teriam apenas que se deslocar mais uns metros para os seus postos de trabalho.É uma ideia
FCaravela
Logo que possa o enviarei, cumprimentos
Enviar um comentário