segunda-feira, dezembro 27, 2004

A passo de caracol

Já não é a primeira vez que na blogosfera murtoseira é abordada a falta de sensibilidade que existe na autarquia relativamente à divulgação das actividades e ao contacto com os cidadãos através da Internet.
Digo isto por achar que as consequências positivas e dinamizadoras numa aposta obstinada nesta área seria largamente potenciadora da modernização do Concelho.
Entristece-me não poder evitar a comparação entre a página da C.M. Murtosa com a da nossa vizinha C.M.Estarreja, não só pela quase inutilidade da primeira mas, e sobretudo por isso, porque ao utilizar o link “Fale com o Presidente” recebi, no dia seguinte, uma resposta do Sr. Presidente da Câmara.
José Eduardo Matos quer saber o que as pessoas pensam, do que gostam e do que não gostam, do que acham bem e do que acham mal, porque parece preferir mil olhos a ver, independentemente da cor, do que meia dúzia de míopes sempre prontos a dizer “ámen”.
Ele quer que se saiba que a Assembleia Municipal de Estarreja reúne hoje às 21.00 horas e que se vai falar da actividade do município, da sua situação financeira, seguindo-se a votação das grandes opções do plano e orçamento para 2005 e, provavelmente, irá publicar os aspectos principais do seu conteúdo para que se saiba quais as suas intenções.
Sabendo que os munícipes, na sua larga maioria, não estão muito interessados em ouvir longas e monótonas verborreias estéreis, privilegia a informação escrita, junto de uma opinião pública mais jovem, mais instruída, mais aberta às novas problemáticas e decidida a tomar partido de ideias fortes e construtivas.
Não digo isto com qualquer tipo de intenção de inferiorizar quem quer que seja, mas apenas porque, ao não estar sensível para esta forma actual de comunicar, a Câmara da Murtosa se continua a atrasar ainda mais que o País em relação à Europa.

23 comentários:

Anónimo disse...

Também nunca foi nem será com o teu voto que ele foi eleito...

Anónimo disse...

Por muito que custe aceitar a verdade, e a avaliar pelo comentário do anónimo ou da anónima, a Murtosa prefere continuar míope, surda, e coxa. Bem se vê com opiniões destas que não irá a lado nenhum. Quem terá sido o(a) ilumindao(a)?

RESPE.CT - ERASMUS+ disse...

O de Santa Comba sempre achou que quanto mais ignorantes, melhor para a governação.
Ainda devem andar por discípulos dele...

Anónimo disse...

Que tem a ver a eleicao duma pessoa ou a discussao do orcamento com o desenvolvimento da Murtosa ? Muito!!!! E que enquanto as pessoas da Murtosa continuarem a ignorar a importancia das decisoes que sao tomadas por quem de direito e que sao tomadas com o beneplacito "Amen" dos seus apoiantes partidarios nao e possivel a mudanca. Estamos condenados a "fazer, permanentemente, a travessia do deserto e passar, sempre, ao lado do oasis", apesar das vozes "conspiratorias" que se ouvem de vez em quando. Onde esta a revolta, onde esta a contestacao daqueles que tem a responsabilidade de o fazer ? Acomodam-se convenientemente e "deixam passar a caravana enquanto alguns caes ladram". A Murtosa sofre duma enfadonha doenca marcada por falta de gente com ideias e visao, havendo no seu lugar inveja e outros sintomas que nos tem relegado para posicoes de sintomatico atraso. Querem um exemplo ? Quantas vozes se levantaram e denunciaram o facto de que fomos os ultimos classificados em aproveitamento escolar no ultimo ano lectivo ? Houve da parte das forcas vivas da Murtosa um reconhecimento de que havia a necessidade de fazer algo de novo para resolver essa situacao ? NAO! A batata quente foi passada de mao em mao e o assunto morreu antes de nascer. De vez em quando ouco dizer que o mal da Murtosa esta no facto de que os melhores valores emigraram nos anos 60 e 70. Comeco a acreditar que isso e verdade... Na Murtosa ainda se ouve muito o choradinho esgotado do "quem nao esta comigo esta contra mim". E o povo la vai rindo e cantando e votando conforme os interesses partidarios...Enquanto isto, vamos ficando cada vez mais isolados do resto do mundo e, nao fora umas iniciativas que alguns "teimosos" mais novos lancam ca para fora de vez em quando, pouco haveria para contar. Honra lhes seja dada!!!!

Nao sei onde esta a resposta para tudo isto. So sei que e necessario reconhecer que e preciso, em primeiro lugar, denunciar tudo isto para podermos encontrar as solucoes que sao necessarias para podermos mudar este estado de coisas. Como faze-lo ? Que se abra a discussao!!!!!

As minhas desculpas pela falta de acentos. E que a tecnologia americana ainda nao compreendeu essa necessidade!!!

Anónimo disse...

Teremos, dentro de pouco tempo, uma oportunidade rara para demonstrar que o nosso descontentamento em relacao ao modo como a Murtosa foi tratada no caso IC1 vai para alem dos comentarios naturais e ja esperados e que, muitas vezes, caem em saco roto. Estou a falar, claro, das eleicoes legislativas e da necessidade que ha de penalizar quem prometeu e nao cumpriu. No entanto, creio que agiremos, mais uma vez, como meninos bem comportados e votaremos conforme a sigla partidaria que nos for recomendada por quem nos (des)governa.

"A politica e a arte suave de obter votos dos pobres e fundos dos ricos, prometendo a cada grupo defende-lo contra o outro." (Oscar Ameringer)

Anónimo disse...

Bloco de Esquerda!!!
Estrada Dique - Aveiro Murtosa! Uma promessa milenar a cumprir.

Anónimo disse...

Isto o que aconteceu foi muito simples caros leitores!
O que aconteceu foi que eu estava em Belém na inauguração da maior arvore de Natal da Europa, sim repito da Europa, porque nós quando fazemos as coisas é em grande, e virei-me para um turista que lá estava e disse-lhe:
Lá na tua terra não tens disto pois não? A maior da Europa, a MAIOR!
E o gajo vem com uma conversa do género: No sei quê, no meu país preferimos gastar dinheiro em outras coisas, por exemplo a evitar que rebentem condutas de agua, que levam ao abatimento do solo, e dessa forma prejudiquem milhares de pessoas...mais não sei que mais e o camandro!
E eu, que ate sou um gajo que pá, tenho uma facilidade na exposição de argumentos, não me fiquei e disse-lhe logo:
A maior da Europa! Toma! Embrulha!
E o gajo começa a falar que no sei quê, lá no país dele quando começa a chover as zonas ribeirinhas não ficam inundadas, e que talvez fosse melhor que, em vez da arvore, o dinheiro fosse canalizado para evitar essas situações.
Eu comecei a enervar-me e disse-lhe logo:
- Mau, tu queres ver que nos temos que chatear! Eu estou aqui a expor argumentos que pá, e sim senhor, e tu vens com essa conversa de não sei quê .
Eu nem quero começar a falar na feijoada em cima da ponte, nem no desfile de "pais natais", porque senão nem sabias onde te meteres pá.
O gajo começa a falar de uma coisa qualquer, tipo túneis que são construídos e ficam a meio, e não sei que mais, e eu virei logo costas.
Porque quando eu vejo estes gajos que no conseguem aceitar a superioridade de um país sobre o outro, e ainda falam, falam, falam, e no dizem nada de jeito, eu fico chateado, claro que fico chateado!!
Pois !!!

Anónimo disse...

Quado se fala de que o poder local e fechado aos seus municipes e que o unico escape e o censurado jornal "O Concelho da Murtosa" ninguem se acredita, mas cada vez mais isso se torna verdade.....so se sabe o que eles querem e quando querem!!!
E quanto ao poder e eleicoes, sera que as pessoas ainda nao entenderam que na Murtosa ganha e ganhara o psd, na Murtosa mais ppd,sejam elas quais forem as eleicoes....e nas eleicoes municipais ate o julio dos caes ganhava se fosse cabeca de lista pelo psd!!!Alguns idosos desta terra pensam que ainda estao a votar para o cavaco e para o falecido padre antonio!E para quem ja esteve nas mesas de voto e frequente a pergunta:"Onde esta a chamine que nao vejo bem?"

Anónimo disse...

Mais censurado foi o outro...
Tentou largar uma bomba que lhe estourou nas mãos.
É aquela música do Toy:
sensurado, és tão sensurado...
Bom senso, é o que se quer

João Cruz disse...

O que provavelmente fará falta à Murtosa é que ganhem projectos credíveis e não partidos políticos

Anónimo disse...

A chaminé já nem serve para o Pai Natal lá entrar ... quem é que acredita no Pai Natal?

Anónimo disse...

Malta:
Temos que pôr em prática a velha máxima "Se não os consegues vencer junta-te a eles".
Se na Murtosa só o PPD/PSD consegue ganhar as eleições o melhor é quem tem uma voz activa dentro deste partido ir à procura de gente nova e de nova gente, propondo um grande forum de discussão de temas importantes para a Murtosa. Deixemo-nos de merdas do que se passa a nível nacional. Primeiro é preciso arrumar e tratar da nossa "casa" depois é que se pensa nos arredores. Os murtoseiros têm de acabar com o pensamento bacoco de que quem tem uma opinião diferente deve ser ostracisado em vez de entender que da discussão nasce a luz - já o dizia Descartes.
A Murtosa tem gente para se revitalizar.
A classe política, sem excepção de qualquer partido, tem o dever de inovar e mostrar que não é apenas um grupo de gente com os seus nomes no organigrama dos partidos prontos a se evidenciarem quando lhes der mais jeito. Se querem ser levados à séria mostrem do que são capazes e deixem de ser Xico-espertos. Ok?

Anónimo disse...

Pois.
O que vale é haver uns blogers que se lembram de acender umas achas. Sempre dá para perceber que a Murtosa afinal ainda não morreu ... está moribunda mas com possibilidades de tomar um remédio que a cure.

Anónimo disse...

Isto cada um é um partido e cada um sonha com o poder à sua maneira.
Mas são sempre vários cães ao mesmo osso. Não dá para todos.

João Cruz disse...

Animadito este post, não está! O poder tem muita importância para quem não está satisfeito com aquilo que verdadeiramente é.

Anónimo disse...

Eu cá não sonho com o poder. Mas se o poder tem de ser entregue a alguém, ao menos que seja às pessoas certas. Acho que temos andado a errar muito por causa do daltonismo patente na Murtosa.
Partidos em geral, por favor proponham alguém com inteligência e fairplay para governar esta terra marinhoa. Nós não somos assim tão burros que não percebamos que nos tratam como tal.

Anónimo disse...

Quando se ve certas pessoas no poder ate da vontade de rir......
A solucao para a Murtosa era uma lista encabecada por independentes ou de filiados descontentes.
Isso talvez levasse a Murtosa a algum lado, porque quando se veem as listas partidarias algumas delas sao uma autentica anedota.....o taxista ser "conselheiro" presidencial e de rir, assim bem como pessoas subirem hierarquicamente no organigrama camarario como que por artes magias......

Anónimo disse...

Ja nao chegava o "O Concelho da Murtosa" como boletim, agora o blog da mesma pessoa tambem e folhetim camarario?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E pronto, é claro que isto tinha de descambar para o mais "vernáculo" da língua portuguesa. Deixem-se de achincalhamentos e calões desnecessários. Já não é a primeira vez que o administrador do blog é forçado a retirar comentários por serem ofensivos e não acrescentarem nada de bom à discussão.
Que gentinha?!?

Anónimo disse...

É sempre a mesma coisa... falar de cor, sem se preocuparem em saber o porquê ou as razões porque as coisa não são feitas ou não avançam é muito fácil.
Façamos críticas construtivas e ajudemos a pô-las em pratica.
O Município de certeza que agradece e os munícipes ficarão a ganhar com isso.