
Em Inglaterra, uma lei de 1872 legalizou o acto de falar em público sobre qualquer assunto.
Desde então este canto do Hyde Park, em Londres, tornou-se o ponto de encontro de oradores e de muitos excêntricos que, sem qualquer tipo de hesitação ou vergonha, se põem em cima dum banco a discursar na defesa dos seus ideiais.
Podem ter a sorte de suscitar o interesse duma significativa plateia com quem se envolvem em acaloradas discussões, ou pura e simplesmente ficar a falar sozinhos até se cansarem.
Política, religião, ambiente, direitos humanos, racismo, são alguns dos assuntos mais discutidos.
Para os turistas, vale a pena passar algum tempo ali aos domingos, ouvindo nem que sejam oradores de partidos políticos de um só filiado revelando os seus planos para mudar a humanidade, enquanto são interrompidos pelos espectadores que, impiedosamente, refutam as suas ideias.
Ter agilidade para defender e discutir pontos de vista sem adquirir posturas inflexíveis é essencial ao desenvolvimento humano e da sociedade em geral.
Não tenho a veleidade de pensar que alguma vez possa vir a haver na Murtosa qualquer coisa parecida com o Speaker's Corner.
Mas gosto de acreditar que ninguém é excluído, marginalizado, prejudicado ou beneficiado pelo facto de expressar ideias que possam não ser agradáveis a todos os ouvidos.
1 comentário:
É um dos meus locais favoritos em Londres. Conheci-o há 10 anos e fiquei fascinado!
Enviar um comentário