segunda-feira, dezembro 05, 2005

Cavaco versus Alegre

Cavaco Silva e Manuel Alegre abriram hoje na SIC a série de debates televisivos entre os candidatos presidenciais.
Frente a frente estiveram dois potenciais vencedores. Ninguém podia esperar outra coisa senão que estivessem muito certinhos, afinados, bem comportados, delicados, e sem darem caneladas um ao outro por baixo da mesa.
Alegre procurava até de vez em quando que Cavaco dissesse que sim com a cabeça aos seus pontos de vista.
Cavaco não se fez muito rogado ao apoio. Assim como assim, se tiver de haver segunda volta é preferível que seja com Alegre do que com a velha raposa.
Não é costume ver e ouvir um debate onde cada um pode expressar os seus pontos de vista sem ser atropelado pelo seu opositor. Não houve celeuma, afirmações bombásticas, motivos para notícia de capa de jornal, enfim, aquilo nada daquilo que Soares, Louça e Jerónimo rezam todos os dias para que haja.
Dizem os estrategas das campanhas norte americanas que os actuais modelos de debate, onde tudo é previsto pelos staff’s ao mais ínfimo pormenor, não modificam o sentido de voto em mais de 5% das sondagens.
Cavaco Silva não deverá ganhar votos com os debates. Manuel Alegre sim. Cavaco está sempre tenso, aliviando a carga apenas quando se fala de assuntos económicos. Alegre tem vindo a ganhar à vontade, atrapalhando-se quando o querem empurrar contra o PS.
Ainda a procissão vai no adro. Tudo se agitará quando entrarem os saltimbancos.

Sem comentários: