sábado, dezembro 03, 2005

Deixa lá ver...

Como de costume, aspectos pouco importantes do nosso quotidiano assumem por vezes em Portugal o lugar dos grandes problemas nacionais decisivos para o bem estar dos cidadãos.
O caso mais recente tem a ver com uma pretensa exigência do ministério da educação para que sejam retirados definitivamente os crucifixos de algumas escolas onde ainda se encontram colocados nas paredes das salas de aula.
Subsiste a questão de saber se a medida é mesmo do ministério, se dum organismo daquele, se duma associação qualquer que se dedica a arranjar problemas onde eles não existem, ou se se trata da lembrança de uma lei que algumas escolas não deram primordial relevo ao seu cumprimento.
A dar grande importância a questões como esta, um dia será proibido evocar os santos padroeiros das terreolas portuguesas em nome dos quais se assinalam inúmeros arraiais populares, não vá alguma alma mais sensível dar-lhe um ataque de caspa assim que se lembrar que está a dar um pezinho de dança numa festa que é dedicada a um santo de uma religião que não é a sua, num estado que ainda por cima é laico.
Ou que alvitrem que se passe a chamar às quadras natalícia e pascal outra coisa qualquer à custa de ideias semelhantes.

Sem comentários: