
Natural de Salzburgo, revelou-se desde os três anos de idade com uma excepcional aptidão para a música. Aos seis anos compôs a sua primeira obra para piano. Com sete viu editadas em França as primeiras sonatas para violino. Aos doze anos, Mozart compôs a sua primeira ópera. Aos dezasseis anos já tinha composto quase duzentas obras em todos os géneros.
Mozart compôs nos últimos dez anos de vida óperas inesquecíveis : “As bodas de Fígaro”, “Don Giovanni”, “Assim fazem todas” e “ A flauta mágica”, entre outras.
Alvo de grande invejas, cedo começa a passar dificuldades. Pobre e já muito doente, trabalhava numa missa encomendada "o Requiem", quando sofreu um ataque de paralisia, vindo a morrer no dia seguinte antes de completar 36 anos.
Mozart teve um funeral miserável e foi enterrado numa fossa comum, com uma dúzia de cadáveres de indigentes. Não houve monumento nem lápide. Hoje nem se sabe o lugar exacto onde foi sepultado. Os seus restos mortais desapareceram e o crânio conservado no Mozarteum de Salzburgo certamente não é seu.
Mozart é provavelmente o maior génio musical da história. Fica para sempre a sua obra resplandecente.
São muitos os sites na net sobre a vida e a obra de Mozart. Deixo este por curiosidade
Sem comentários:
Enviar um comentário