A ida a Lisboa ao concerto dos U2 permitiu-me olhar para a nova estação de serviço da BP do Restelo. É uma infra-estrutura pioneira em Portugal em termos ecológicos com total autonomia energética da rede eléctrica nacional recorrendo, de uma forma conjugada, apenas a energias alternativas.
Em condições óptimas, painéis solares, um moinho de vento, uma micro-turbina para cogeração e um sistema de geotermia, garantem a produção de toda a energia necessária para o funcionamento da estação de serviço, estando o excesso de produção a ser injectado na rede geral da EDP para que possa ser utilizada pela generalidade dos consumidores. Na cobertura da Estação estão montados 360 painéis fotovoltáicos semi-transparentes, produzindo cada um até 40 W de potência, gerando-se uma potência até 12.000 W. A energia obtida pelos painéis fotovoltáicos representa entre 10% a 15% da energia média total consumida pelo posto.
Alimentada por gás natural, foi instalada uma micro-turbina especialmente concebida para a produção e conversão de energia mecânica em eléctrica e aproveitamento do calor da exaustão para aquecimento de água. A emissão de poluentes é ultra-baixa e pode fornecer até 30 Kw de potência eléctrica. O calor gerado pelos gases de escape à saída da turbina é também utilizado para o aquecimento da água destinada a lavagem de automóveis, aquecimento do ambiente da loja e para o consumo interno de água quente no posto.A maior novodade é o recurso à energia eólica produzida por um moinho de vento montado numa torre de 12 metros de altura que produzirá 6 Kw de energia. Durante o ano, o sistema permitirá produzir 3900 Kwh. Também o sistema de ar condicionado utiliza o diferencial de temperatura do solo para o arrefecimento. Foram executados furos de 45 metros de profundidade no solo por onde é introduzida uma canalização constituída por 4 tubos em cujo interior circula água com um produto anticongelante. Face ao futuro negro que se antevê quanto aos combustíveis fósseis e custos energéticos tradicionais, será interessante fazer uma avaliação dos custos de instalação e funcionamento dum sistema destes para possíveis instalações em estruturas amplas na Murtosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário